quarta-feira, 23 de maio de 2012

O Xadrez Escolar - Um Desafio Para a Vida

Esse projeto, que está sendo desenvolvido pelo Professor de Educação Física Carlos Roberto Ferraz de Lima,  tem como objetivo desenvolver as habilidades cognitivas individuais dos alunos, democratizando neste jogo-arte-ciência popularizando-o na escola, que servirá de base ao trabalho que será apresentado no MIC 2012.



O trabalho que será apresentado no MIC, está sendo preparado com recursos reciclados que envolvendo de uma forma desafiadora o desenvolvimento intelecto criativo dos alunos usando a lógica matemática como uma simples forma de informação para e aprendizado dos mesmos, obtendo alto grau de conhecimento escolar.

Esse projeto do xadrez justifica sua existência por estar demonstrando que o xadrez:

      • É cultura: uma atividade lúdica de origem milenar que se tem distribuído por todos os países do mundo e que encerra um corpo de conhecimentos e experiência que constituem patrimônio cultural da humanidade.
      • Tem uma base matemática: a matemática é um instrumento e linguagem da ciência, da técnica e do pensamento organizado.
      • Estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como: atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência, imaginação, etc...; capacidades fundamentais no desenvolvimento futuro do indivíduo.
      • Estimula a auto-estima, a competição saudável e o trabalho em equipe.
      • Pode ser utilizado como elemento estruturante do tempo livre do indivíduo.
      • Proporciona prazer em seu estudo e prática.
      • Por ser um jogo de regras, dita uma pauta ética em um momento propício para a aquisição de valores morais.
      • Devido às suas múltiplas virtudes, contribui para a formação de melhores cidadãos.

O xadrez desenvolve:

1.        A atenção e concentração;
2.        O julgamento e o planejamento;
3.        A imaginação e a antecipação;
4.        A memória;
5.        A vontade de vencer, a paciência e o auto-controle;
6.        O espírito de decisão e a coragem;
7.        A lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético;
8.        A criatividade;
9.        A inteligência;
                                    10.    A organização metódica nos estudo escolar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu recado. Em breve será publicado.