segunda-feira, 30 de março de 2015

PLAC2: Atividade 5 - Socialização da Experiência Realizada na Escola


A experiência relatada neste trabalho, foi feita pelos cursistas Angelita Aparecida Vieira e Cristiano Kendi Ito, em cumprimento à atividade proposta pelo módulo Plano de Ação Coletiva 2 (PLAC2) do Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A experiência aqui relatada foi realizada a partir do segundo semestre do ano letivo de 2014. Pelo fato de termos implementado em um curto espaço de tempo (apenas um semestre), para o ano letivo de 2015 foi pensado em iniciarmos ainda no início do primeiro semestre do corrente ano. Entretanto, sua implementação acabou por não ser realizada em tempo hábil para o cumprimento desta atividade avaliativa do módulo do Plano de Ação Coletivo 2 (PLAC2), do Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital da Universidade Federal de Santa Catarina.


Esse projeto foi sugerido pela diretora da escola para permitir que alunos do 6º ao 9º tenham algum contato com ferramentas de produtividade como por exemplo, aplicativos LibreOffice ou BROffice e que eles possam praticar o que for ensinado no auxílio e suporte na utilização dos aplicativos em questão, aos colegas da escola em momentos de utilização do laboratório de informática.


A seguir, é exposto o escopo básico do projeto implementado no ano letivo de 2014, mas já em execução também no ano letivo de 2015. O projeto em questão intitula-se “Projeto Aluno Monitor do Laboratório de Informática”. A princípio, o projeto tem o intuito de propiciar o contato com alguns aplicativos de produção que podem vir a enriquecer as aptidões dos alunos participantes do projeto.


O público alvo são alunos do turno matutino, que são essencialmente das turmas do 6º ao 9º ano, com disponibilidade de horário para comparecer na escola 3 vezes por semana no período vespertino e que estejam dispostos a aprender e repassar seus conhecimentos aos demais colegas, bem como prestar auxílio aos mesmos quando solicitado.
Em termos de especificidades, os objetivos são: capacitar os alunos a elaborarem apresentações, criar e dar manutenções em blogs e páginas pessoais da internet, converter arquivos gerados em ferramentas do Windows (essencialmente aplicativos Microsoft Office) para as ferramentas do Linux (essencialmente aplicativos BROffice.org) e vice-versa, manipular planilhas eletrônicas, textos e imagens. Gravar CD´s e DVD´s, prestar suporte aos nossos usuários de tecnologia da informação e comunicação, preparar uma sala para apresentação utilizando Data Show e utilização da rede virtual e outras atividades ligadas à área tecnológica.
O projeto foi implementado em três etapas: a primeira foi a da seleção de participantes para o projeto, que contou com um número significativo de participantes: 10 alunos. A segunda etapa foi a de dar o treinamento aos alunos, quando foram realizadas pesquisas na Internet, aulas teóricas e práticas. E a segunda, foi feita a disponibilização dos alunos para prestar suporte e serviços de apoio à escola no período vespertino. No decorrer do período de treinamento, o número de participantes foi diminuindo ao ponto de restarem apenas dois alunos que concluíram o ano letivo atendendo como monitores do laboratório de informática e com pretensões para darem prosseguimento no ano letivo seguinte (2015).
Para o ano letivo de 2015, a proposta apresentada para os alunos foi a mesma. Entretanto, o número de participantes inicial reduziu-se pela metade: apenas 5 alunos. E ainda na fase de treinamentos, que foi iniciado em meados de março, já contabilizamos duas desistências. Mas é preciso mencionar que, de certa forma, o motivo tem sua carga de importância, pois estes optaram por participar de uma oficina de teatro, dirigida por uma professora do Mais Educação. Até o presente momento contamos ainda com três alunos, os quais esperamos contar com a participação até o final do ano letivo.


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