Este é um trabalho apresentado em cumprimento à atividade proposta pelo Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital da Universidade Federal de Santa Catarina, da Disciplina PLAC 3 - Plano de Ação Coletiva, realizado pelo cursista Cristiano Kendi Ito.
PLANO
DE FORMAÇÃO
Treinando o Corpo Docente para
Promover uma Imersão na Cultura Digital
1. O Que Será Realizado – Definição da Proposta
O presente trabalho foi
desenvolvido pela execução de alguns passos, sendo o primeiro o de identificar,
baseado na coleta de informações mediante a aplicação de questionário
padronizado, para formular um plano de formação a ser implementado na Escola
Básica Professora Inês Cristofolini de Freitas.
Para a coleta de dados foi solicitado que todos os
professores da escola respondessem a um questionário online padronizado. Terminada a coleta, foi feita uma análise dos
resultados a fim de levantar as necessidades da escola para promover o
incremento da utilização das TDIC na comunidade escolar, ampliando a imersão na
cultura digital.
Dessa análise,
identificamos uma possibilidade de melhorarmos os níveis de imersão na cultura
digital. Assim, o objetivo principal é o de elaborar um plano que contemple a
formação dos professores quanto ao uso de forma produtiva de ferramentas que
auxiliem no processo de ensino-aprendizagem, com vistas para a cultura digital,
como uma introdução ao sistema operacional Linux, o uso correto das ferramentas
do pacote BrOffice, criação de atividades educacionais em ambiente virtual, e
por fim, a criação de blog.
Sendo assim, propõe-se o plano de formação no intuito
de possibilitar aos participantes a oportunidade de aprender e/ou enriquecer a
prática de habilidades relativas àsTDIC, para que eles possam enriquecer o
nível de conhecimento e propiciar a imersão na cultura digital deles próprios,
bem como de seus alunos.
2. Como Será Realizada a Proposta
Para alcançar os objetivos definidos é apresentado a seguir a sistematização
das ações e procedimentos a serem realizados para atingi-los.
Como
tópico inicial da formação, será abordada uma introdução ao sistema operacional
Linux. Embora o layout do sistema operativo utilizado em nosso laboratório de
informática (Linux Educacional) seja muito parecido com o Windows, a grande
maioria dos professores de nossa escola encaram-no como um grande obstáculo e
acabam por relutar em utilizá-lo. Desta forma, será feito um trabalho de
esclarecimento, no intuito de mostrar que o Linux pode ser facilmente operado.
Quanto
ao uso efetivo do pacote BrOffice, pretende-se explorar alguns dos mais
variados recursos de utilização dos aplicativos (BrOffice Impress, BrOffice
Writer e BrOffice Calc) como formação de páginas, inclusão de objetos,
utilização do corretor ortográfico e demais funcionalidades que os
participantes por ventura venham a questionar.
Com relação à criação de atividade
educacionais em ambiente virtual, será introduzida a formação de utilização da
ferramenta EdiLim. O sistema Lim é
um ambiente para a criação de materiais educativos, composto por um editor de
atividades (EdiLim), um visualizador (LIM) e um arquivo em formato XML (livro)
que define as propriedades do livro e as diferentes páginas que o compõe. Sendo
assim, será utilizada a ferramenta EdiLim para proporcionar a criação de
atividades e material educacional de autoria, de modo a ampliar a gama de
recursos para serem utilizados com os alunos.
A criação de blog foi pensada no intuito de
possibilitar a publicização de experiências e atividades de aprendizagem
significativa dos alunos. É claro que existem outros meios, como o facebook, para tal finalidade, mas como
a Secretaria Municipal de Educação não permite o uso de redes sociais na rede
municipal de educação, a utilização do blog vem a atender essa demanda.
O projeto completo do Plano de Formação pode ser
acessado aqui.
3. Avaliação da Experiência
O plano de formação foi
desenvolvido baseado na coleta de informações mediante a aplicação de
questionário padronizado a ser implementado na Escola Básica Professora Inês
Cristofolini de Freitas.
Para
a realização desta formação, foi estudada a viabilidade de execução juntamente com
o supervisor escolar para ocorrer ainda no ano letivo de 2015. Entretanto,
devido a
imprevisibilidade que cerca o cotidiano escolar atualmente, não foi possível a
execução de fato ainda no corrente ano letivo, 2015, ficando para ser executado
no ano letivo seguinte. Isso se deveu ao fato de a conclusão do processo de
desenvolvimento do plano de formação ter ocorrido já no período coincidente ao
do final do 4º bimestre letivo, o que não possibilitou desenvolver a formação
junto aos professores, pois estes se encontravam muito atarefados em seus
afazeres para a conclusão de avaliações e fechamento dos trabalhos do período
letivo corrente.
Uma maior imersão na
cultura digital foi o idealizado como produto final a ser obtido. A expectativa
é que o esforço na elaboração do presente trabalho produza resultados iniciais
positivos no sentido de integrar cada vez mais o uso das TDIC na comunidade
escolar tanto como ferramenta de apoio para o processo de ensino-aprendizagem,
como para disseminação de seus usos no âmbito pessoal de forma positiva e
consciente.
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