segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Retrato da Escola na Cultura Digital

Os cursistas da Especialização em Educação na Cultura Digital, da Universidade Federal de Santa Catarina, Angelita A. Vieira, Joselaine S. Mafra, Adriana C. da Silva, Onoél Neves, Adriana C. dos Santos, Janderson Ramos, Julyanna Petry e Cristiano K. Ito, construiram o Retrato da Escola na Cultura Digital, em um dos trabalhos propostos pela entidade em cumprimento ao conteúdo programático. Neste trabalho, foi mostrado o perfil da escola em relação ao atual conceito de Cultura Digital na intenção de mudanças de metodologias e conceitos inerentes ao ensino aprendizagem com o uso de ferramentas tecnológicas.


Objetivos
Analisar o fazer pedagógico da escola que neste momento está inserida em um contexto da Cultura Digital, procurando articular e fortalecer o uso das TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) como eficiente ferramenta no processo de ensino aprendizagem.
 Proporcionar e mediar espaços e momentos de aprendizagem significativa utilizando diferentes recursos tecnológicos.
Potencializar a autonomia do aluno, melhorando a qualidade do ensino e da vida de todo o contexto escolar.

A escola
A Escola Básica Professora Inês Cristofolini de Freitas é uma escola de pequeno porte. Possui atualmente em torno de 240 alunos. Estes, fazem parte da comunidade do Loteamento São Pedro – Itaipava – Itajaí, localizada na parte mais baixa do bairro e sujeita a alagamentos e, por conseguinte, sujeita também a perdas de equipamentos quando ocorrem chuvas fortes. A escola possui 6 salas de aula, 1 laboratório de informática, 1 sala de vídeo, entre outras dependências.
Quanto aos equipamentos, a escola possui 13 terminais de computador, 1 lousa digital, 2 datashow, 3 roteadores, 1 antena de internet social, 1 câmera digital, 1 vídeo filmadora e 1 videogame Xbox 360. Muitos destes equipamentos são usados pela Educação Integral (Mais Educação).

Cultura e Cultura Digital
 “No sentido sociológico ou filosófico – o que mais nos interessa nesse momento – cultura nomeia sempre um conjunto de pensamentos, posicionamentos, crenças, costumes, símbolos e práticas sociais de um determinado grupo, em um determinado espaço e tempo” (ALMEIDA & VALENTE, 2014).
Cultura é tudo aquilo que envolve conhecimento, arte, crenças, hábitos, costumes adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é.
Cultura digital não está somente ligado ao uso das tecnologias, mas também como o homem usa desse conhecimento para melhorar seu cotidiano, a sua vida, o seu trabalho. É uma união importante da cultura (o que se sabe, conhecimento adquirido) com o digital (toda e qualquer tecnologia). Hoje está em toda a parte, muitas vezes nem percebemos e ela está lá: na sinaleira de um cruzamento, nas ligações telefônicas, isso mudou completamente a forma de pensar e agir.
Retomando a ideia inicial da definição do que é cultura, percebe-se que ela está em constante alteração, não é estática. Desta forma, cultura digital pode ser encarada como um momento de nossa história, onde se faz presente, muito mais do que há quinze ou vinte anos atrás, tecnologias digitais, como o uso massivo dos smartphones, das redes sociais, da internet como um todo e até mesmo a forma como se faz as propagandas, utilizando outdoors digitais.
Por essa razão, torna-se realmente imperioso um esforço de também incluir a comunidade escolar, desde o corpo docente ao discente, na cultura digital. Acreditamos ser uma tarefa que demandará bastante critério e esforço de todos para que tenhamos resultados positivos, pois as tecnologias e mídias estão surgindo e tornando-se obsoletas com uma velocidade incrível e a questão de adaptação e readaptação também tem de acompanhar todo o processo evolutivo.

A Infância e a Juventude Contemporâneas na Cultura Digital
Atualmente, as TDIC tem sido usadas como era com a televisão, o rádio e a fotografia: somente como sendo apenas uma ferramenta a mais à disposição dos professores e, desta forma, subutilizada. As crianças e jovens utilizam as TDIC como meio de lazer e entretenimento, sendo que sua abrangência é muito maior. O computador, por exemplo, pode ser comparado como a ligação do cérebro humano à informação, pois esta é facilmente acessível pelo computador, conectado à internet, um vasto repositório de informações.

O Papel da Escola na Cultura Digital e a Relação Entre as TDIC e a Cultura Digital
O papel da escola na cultura digital é o de ser a mediadora do uso das TDIC e por vezes ser a geradora de informações, bem como a difusora de conhecimento. Entretanto, isso deve ser feito com sabedoria para dosar esse processo, de forma a filtrar as TDIC voltadas ao cunho pedagógico e permitir uma pluralidade do saber a toda comunidade, isto é, fazer com que todos acabem formando uma comunidade do conhecimento. E culturalmente, as TDIC estão intimamente relacionadas com a cultura digital, pois sem elas talvez nem existisse uma cultura digital tão presente nos dias de hoje. Apesar de existir uma controvérsia em se tratando da evolução da cultura digital, onde uns creditam o surgimento dela à evolução das tecnologias digitais e outros que defendem que as tecnologias surgiram da cultura digital. De qualquer forma, fato é que as TDIC provocaram uma revolução não só no contexto escolar, mas também na sociedade como um todo.
Citando alguns exemplos de utilização de TDIC, temos o caso do blog. O blog da escola foi criado em 2011 com o objetivo de divulgar as atividades desenvolvidas na escola.
As atividades postadas são de metodologias usadas em processos de ensino aprendizagem, atividades socioculturais onde a família participa ou ainda projetos dos quais a escola desenvolve. Quem posta no blog é o instrutor de informática. O material é previamente selecionado pelo supervisor pedagógico, quando os trabalhos são referentes a aprendizagens realmente significativas e são importantes para toda a comunidade escolar. Os professores podem se inspirar em trabalhos de colegas que resultaram em experiências exitosas. O trabalho divulgado também é um registro importante para o professor que o realizou. Os pais também podem acompanhar virtualmente as atividades que os filhos fizeram na escola, como também o público em geral pode conhecer a qualidade das atividades desenvolvidas. A Secretaria de Educação também acompanha pelo blog a vida da escola, inclusive dos eventos que ela promove.
Só para mencionar uma postagem feita no blog, citamos o caso de uma atividade de geografia.            É importante que o professor utilize ferramentas que possam auxiliar seus alunos no processo de compreensão dos conteúdos com propostas que visam despertar o interesse no sentido de estimular os educandos na construção do conhecimento científico.
Desta forma, com o objetivo de facilitar a compreensão do funcionamento da estrutura interna da Terra e o significado ou a importância do estudo dessa temática na disciplina de Geografia, foi realizada uma atividade com a turma do 6º ano da Escola Básica Profª Inês Cristofolini de Freitas, que consistia  na confecção de maquetes de vulcões, bem como das camadas internas da Terra. Neste caso, tratou-se de uma proposta metodológica dinâmica com um caráter extremamente atrativo, ou seja, onde o aluno aprende de maneira simples, e muitas vezes sem perceber que está estudando, construindo seu conhecimento.




 







Pontuando agora no âmbito da alfabetização, os professores tem realizado atividades com os alunos no laboratório de informática utilizando ferramentas tanto online como off-line, nos terminais. Dentre as ferramentas mais popularmente utilizadas pelas professoras dos anos iniciais está o sítio da internet:
Neste sítio encontram-se várias atividades que podem ser aplicadas às crianças. Como exemplo, citamos o caso do 4º ano, onde, em virtude da necessidade dos alunos precisarem de reforços na disciplina de matemática, a professora proporcionou atividades com a utilização do site "inicial exercícios" no laboratório de informática da escola. As imagens abaixo formam o registro de tal momento.











No caso dos anos finais, o professor de história procedeu a elaboração de  um jornal da Revolução Francesa com os alunos do 8º ano. O principal objetivo do jornal é informar o leitor sobre os acontecimentos cotidianos. Pensando que o jornal na época da revolução Francesa foi um grande vinculo de informação para o povo de Paris.
Os passos para elaboração do jornal foram:
1.    Formaram-se grupos de 3 a 4 integrantes;
2.    Pesquisaram na internet informações sobre a Revolução Francesa;
3.    Selecionaram os acontecimentos mais relevantes e feito o registrado no caderno;
4.    Definiram-se as posições políticas de cada jornal;
5.    Inventaram jornalistas que vivenciaram os principais acontecimentos da Revolução Francesa: por exemplo, um que estava presente na queda da Bastilha (início da revolução) em 1789; outro que fez parte da Assembleia Constituinte 1789, o Período do Terror entre outros.
6.    Cada grupo decidiu as seções que fariam parte do jornal e escreveram algumas notícias sobre a Revolução Francesa no laboratório de informática.
7.    Ao finalizar a edição do jornal no laboratório de informática, os grupos leram e discutiram as posições políticas defendidas por cada um deles.

  





 
Considerações finais
As TDIC tem sido usadas na escola como era com a televisão, o rádio e a fotografia: somente como sendo apenas uma ferramenta a mais, ou seja, de repasse e repetição de informações. Nossa proposta a partir deste momento, onde parte do grupo docente está participando de um curso de Especialização e m Cultura Digital é estabelecer um outro tipo de relação entre as informações, favorecendo a aprendizagem de forma mais consistente, pois propiciará cooperação mútua na construção do conhecimento, primeiro passo para que este pequeno grupo mobilize a todos, pois sabe-se que as teorias de aprendizagem construtivistas e sociointeracionistas fundamentam bem a função das TDIC no processo de ensinoaprendizagem, uma vez que possibilitam a construção do saber através de práticas coletivas onde todos contribuem em prol do grupo, socializando os saberes. Esta nova realidade e entendimento sobre Cultura Digital que estamos construindo na escola nos permite romper com o tradicional, criar novos tempos e novos espaços dentro do ambiente escolar, pois ela dá abertura para que todos coloquem o que querem realmente aprender, onde todos poderão contribuir para uma evolução coletiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu recado. Em breve será publicado.