segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Ampliando Nossos Repertórios sobre Experiências de Aprendizagem em Rede



Ensinando sobre as Grandes Navegações com o Xbox 360

Atividade realizada em sala de aula, com a turma do 7º ano, contextualizada na aula de história com o assunto das Grandes Navegações dos séculos XV e XVI, fazendo uso do vídeo game Assassin´s Creed IV Black Flag. 
Foi inicialmente apresentado o conteúdo programático da disciplina de história, relativo ao assunto das Grandes Navegações dos séculos XV e XVI em sala de aula. Em seguida foram feitas atividades relacionadas ao conteúdo apresentado em duas aulas.
Pensando em envolver os alunos ainda mais no conteúdo, foi utilizado o console de vídeo game Xbox da escola para ilustrar e jogar sobre as Grandes Navegações, com o uso do jogo Assassin´s Creed IV Black Flag
Assassin’s Creed IV Black Flag começa em 1715, quando os piratas estabeleceram uma república sem lei no Caribe e governaram a terra e os mares. Esses bandidos detinham navios, paravam o comércio internacional e saqueavam grandes fortunas. Eles ameaçaram as estruturas de poder que governavam a Europa, inspirando a imaginação de milhões de pessoas e deixaram um legado que ainda perdura.

Nos dias propostos para as atividades, foram instalados em sala de aula, o vídeo game e o projetor multimídia. Foi feita uma explicação geral do jogo explicitando o que fazia parte do contexto histórico e a fantasia que o jogo traz.
Percebeu-se um grande interesse dos estudantes em estar estudando e visualizando sobre as grandes navegações, muitas perguntas foram feitas, havendo um questionando sobre a veracidade do que o jogo apresentava em relação ao período histórico. Por exemplo, um episódio jogo traz a caça às baleias, a pirataria...
No final de cada aula foram feitas avaliações sobre o conteúdo estudado mediante questões dissertativas, para então coloca-los em interação com o jogo.








Referências:
Assassin´s Creed IV Black Flag. < http://assassinscreed.ubi.com/pt-br/games/assassins-creed-black-flag.aspx> acessado em 24 set 2014.



O Papel da Atividade Lúdica como Motivação da Aprendizagem


A atividade desenvolvida é um complemento utilizado para as práticas pedagógicas que já vem sendo aplicadas em sala. A ferramenta inicial exercícios conta com atividades lúdicas de temas transversais, atendendo alunos de 4° ano do ensino fundamental da faixa etária entre oito e nove anos.

Em virtude da necessidade dos alunos do 4º ano precisarem de reforços nas disciplinas proporcionamos atividades com a utilização do site "inicial exercícios" no laboratório de informática da escola, buscando  desenvolver habilidades nos conteúdos trabalhados aprimorando  os conhecimentos dos alunos.












Referências:
Inicial Exercícios. <http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/inicial_exercicios.html> Acessado em 24 set 2014



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu recado. Em breve será publicado.